Phone

+351 915.224.868

motor@motorspeed.com.br

O Carrocel Naval – Escócia

ESCÓCIA 

Obra de Engenharia que permite a navegabilidade de costa a costa, através de rios e canais de navegação
Este é o único transportador rotacional de barcos em todo o mundo.
Tem dois braços e cada braço forma um tipo de tina enorme cheia de água.
Os barcos entram nas tinas (superior e inferior), e então o carrossel inicia o movimento de rotação de 180º.

Inicialmente existiam 2 canais:
– o Canal Forth and Clyde construído em 1777 entre os portos de Grangemouth e Falkirk,  ligando Glasgow com a costa ocidental da Escócia.
– o Canal Union construído em 1822 entre os portos de Falkirk e Edinburgh.
Devido às condicionantes orográficas do terreno, no nó de Falkirk existia um desnível de 25 metros entre os 2 canais, tendo sido feitas obras espectaculares de engenharia para interligar estes dois canais através de um sistema de 11 comportas e 1 torre rotacional.
 
Em 1963 começou a construção desta magnífica obra, que mais não é que um carrossel de água enorme.
Esta ideia extraordinária ficou concluída em 2002 e tornou-se um símbolo da Escócia, permitindo a navegabilidade entre a costa ocidental e a costa oriental deste país, interligando as suas duas principais cidades, Glasgow e Edinburgh.
 
Cada tina tem 24 metros de comprimento e permite a movimentação de barcos com um peso até 300 toneladas.
Ambas as tinas, superior e inferior, são cheias de acordo com o Princípio de Arquimedes, portanto o seu peso está sempre equilibrado.
Para manobrar a abertura e fecho das portas de selagem e acionar todo o sistema de rotação,  existe um motor eléctrico de 22,5 KW que apenas consume uma potência de1,5 kWh em cada manobra completa .
O tempo de duração de cada manobra, desde a entrada dos barcos, rotação e saída dos barcos, é de 15 minutos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll Up