Phone

+351 915.224.868

motor@motorspeed.com.br

O que é corte kerf?

Kerf é definido como a largura do material que é removido por um processo de corte. Ele foi originalmente usado para descrever a quantidade de madeira removida por uma serra, porque os dentes de uma serra são dobrados para o lado, de modo que eles removem mais material do que a largura da lâmina da serra, impedindo que ela fique presa na serra.

A largura do Kerf é uma medida de quanto material é removido.Ao falar sobre o corte de forma CNC com processos de corte típicos, o kerf é a largura do material que o processo remove quando corta a placa.

Ao longo dos anos, ouvi algumas pessoas usarem o termo ao se referir ao ângulo na borda da peça, mas isso seria um uso incorreto da palavra. O “ângulo de corte” na borda da peça dificulta a medição da largura do corte, mas, para consistência, a palavra “corte” deve ser usada apenas quando se fala sobre a largura real do corte.

Por que a largura do corte é importante

Ao cortar peças em uma máquina de plasma ou laser CNC, você deseja produzir peças de corte precisas, com as dimensões finais o mais próximo possível da forma programada. Portanto, se você programar um quadrado de 6″ por 6″ e o arco de plasma remover 0,200 “de material, conforme ele corta, a parte resultante será de 5,8″ por 5,8”. Portanto, o caminho real da ferramenta deve ser compensado em 0.100” ao lado do caminho programado, em toda a volta da peça.

Em vez de reprogramar a peça em uma dimensão diferente, o CNC cuidará disso automaticamente, apenas informando em que direção compensar e quanto. A maioria dos CNCs modernos pega a quantidade real de corte e desloca automaticamente o caminho da ferramenta em 1/2 dessa quantidade, para que a peça acabada saia muito perto das dimensões programadas. É por isso que o valor do kerf é frequentemente chamado de “deslocamento do kerf”.

Kerf para cada processo é diferente

Cada processo de corte remove uma quantidade diferente de material, ou corte. Os processos mais precisos, como jato de água e laser, removem uma quantidade menor de corte, que é uma das razões pelas quais eles podem ser mais precisos! Um exemplo típico mostrado aqui é para aço macio de 1/2” de espessura.

Largura típica de Kerf para CS de 1/2” de espessura:

  • Plasma: 0,150″
  • Oxi-combustível: 0,045″
  • Jato de água: 0,035″
  • Laser: 0,025″

Variações de Kerf

A largura do corte não apenas varia de um processo para o seguinte, mas há muitas coisas que afetam a largura do corte para cada processo. Obviamente, à medida que a espessura do material aumenta, é preciso mais energia para cortá-lo. No caso do plasma, isso significa maior corrente e um bico maior. O laser aumenta a potência. O corte de oxi-combustível utiliza um bico maior com uma corrente de oxigênio de corte mais ampla e pré-aquecimentos mais quentes. O Waterjet usa uma combinação maior de bico/orifício ou uma velocidade de corte mais lenta. Independentemente do processo, à medida que a placa fica mais espessa, a lâmina fica mais larga.

Também existem variações dentro de cada processo. Por exemplo, ao cortar a plasma, a largura real do corte depende não apenas da corrente de corte, mas também das configurações de altura, velocidade e gás da tocha.

Como o deslocamento do kerf é ajustado

O deslocamento de Kerf é tradicionalmente ajustado pelo operador da máquina no CNC. Antes de executar um programa, o operador deve inserir a largura do corte, para que o CNC possa calcular o caminho real da ferramenta necessário para cortar a peça nas dimensões corretas.

Os modernos controles de máquinas de corte térmico e jato de água também permitirão que o valor da largura do corte seja incluído no programa de peça ou seja chamado de um banco de dados de processo armazenado no CNC. Isso torna muito mais fácil para os operadores, pois eles não precisam procurar os valores para cada tipo e espessura de material que cortam, mas simplesmente selecionam o tipo e a espessura do material e, em seguida, o CNC procura todas as variáveis ​​de processo em o banco de dados.

Fonte: ESAB 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll Up