Phone

+351 915.224.868

motor@motorspeed.com.br

Os tipos de soldas mais comuns.

A soldagem é um processo através do qual duas peças de metal são unidas utilizando o processo de fusão. Um material de preenchimento é utilizado para formar uma gota de metal fundido, que resfria e uni as peças fortemente. A soldagem é utilizada em todos tipos de indústrias, incluindo construção civil, construção naval, aeronáutica, mecânica automobilística  e electrónica. Nos processos de soldagem existem muitos processos de soldagem, mas os mais utilizados de forma geral são:

  • soldagem por eléctrodo revestido (SMAW, sigla em inglês);
  • soldagem por gás metálico inerte (MIG, sigla em inglês);
  • soldagem por gás inerte de tungsténio (TIG, sigla em inglês).

Soldagem Eléctrodo Revestido
A soldagem por eléctrodo revestido, também conhecida como soldagem por arco metálico blindado é um dos tipos mais simples e mais comuns de soldagem. O eléctrodo que dá o nome a esse tipo de soldagem é coberto com um revestimento de metal que funde e forma um gás protector quando o calor é aplicado, sendo adicionado escória, desoxidantes e uma liga ao metal fundido. A escória é criada quando glóbulos de metal fundido se solidificam na superfície da solda – esses devem ser tirados. Os equipamentos de soldagem por eléctrodo revestido são fáceis de usar e de baixo custo. O eléctrodo fornece seu próprio fluxo, eliminando a necessidade de fontes adicionais. A soldagem por eléctrodo revestido pode ser realizada em todas as posições (em uma superfície plana, horizontal, vertical e ou em lugares elevados), e tem uma menor sensibilidade a correntes de ar se comparados com soldas de gás de protecção.

Soldagem MIG (gás metálico inerte)
As soldagens de gás metálico inerte, ou MIG, utilizam um carretel de fio de aço sólido, que é alimentado para a área de trabalho de uma máquina através de uma ponta de contacto presente na “pistola” MIG. A ponta de contacto é carregada electricamente quando o gatilho da puxado, que derrete o fio para criar o material fundido. A soldagem por MIG é normalmente utilizada em ambientes interiores, onde correntes de ar não deslocarão o gás de protecção. No entanto, ela pode ser utilizada no campo utilizando blocos de sopro, como folhas de plástico. A soldagem MIG pode ser aplicada em aço inoxidável, aço-carbono e alumínio. Ela pode ser utilizada para soldar em todas as posições. As desvantagens incluem precisar usar um tanque pesado de gás de protecção e o custo dos produtos descartáveis, como pontas e bicos.

Soldagem TIG (gás inerte de tungstênio)
A soldagem por gás inerte de tungsténio, ou TIG pode ser utilizada em uma ampla variedade de materiais, proporcionando soldas de alta qualidade e não produzindo fumaça tóxica. O gás árgon é utilizado nesse processo para proteger a solda da contaminação, de modo que não há produção de escória. As soldas podem ser realizadas em todas as posições. Todos esses benefícios fazem com que a soldagem TIG seja a escolha ideal para espaços reduzidos. No entanto, esse tipo de soldagem requer mais habilidade e experiência para produzir uma boa solda. A tocha deve ser segurada em um ângulo recto, o banho de fusão deve ser mantido uniforme e deve-se utilizar o preenchimento correto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll Up